Ervas aromáticas


Alecrim É utilizada para perfumar carnes, aves e peixes grelhados. Principalmente, carne de porco, carneiro, cabrito e carne de vitela. É também utilizada em sopas, molhos, legumes, arroz e saladas. Acrescenta um sabor delicioso à maionese.


Cebolinho É utilizado em molhos, patês, massas, omeletas, carnes, peixes, sopas, e para decoração de pratos. E ainda  recomendada em pratos de ovos e queijo, de peixe, batatas assadas. Deve ser adicionada apenas nos últimos instantes de preparação do prato já que um cozinhado demorado pode retirar-lhe todo o sabor.Pode também espalhar as flores do cebolinho por cima de saladas o que dará um aspecto e sabor muito agradáveis.


Coentros . As folhas frescas e os frutos secos são usados como condimentos. As folhas de coentro são excelentes para temperar pratos de legumes, sopas, arroz (de marisco ou peixe), massas, molhos e biscoitos, assim como a saladas e aves.


Erva-Cidreira (ou Melissa)Utilize em omeletas, recheios, molhos e bebidas de fruta. O chá desta planta é óptimo para problemas digestivos.

ervas

Hortelã Recomenda-se sua utilização em chás, molhos e várias sobremesas sobretudo que utilizem o chocolate.


Louro A sua utilização é recomendada em estufados, sopas e molhos diversos. Pode também adicionar-se a marinadas, caldos de peixe, recheios, caris e pratos de caça.

Manjericão (ou Alfavaca) As flores e folhas são usadas como condimento, de sabor suave e picante. Aroma forte semelhante ao cravinho. Utilize em peixes gordos, borrego assado, frango, pato e ganso; é também usada em omoletas, pratos de tomate, massas, marinadas, guisados, recheios e molhos vários e de mariscos.



Orégãos O orégão deve ser utilizado em receitas de saladas, em molhos de manteiga para pratos de peixe bem como em receitas de carne que levem pimentão e alho. Porém só deve adicionar os orégãos nos últimos minutos de cozedura pois apesar do seu forte aroma, este perde-se rapidamente quando sujeito à acção do calor. Também pode aplicar esta erva em pizzas e saladas de tomate, receitas de ovos e queijos.


Poejo Bastante utilizado na culinária alentejana, na sopa de poejo com queijo fresco, e na célebre açorda,e na beira baixa, na confecção do achigã com migas. Utiliza-se fresco ou seco.


Salsa Para além do excelente tempero que a salsa proporciona, também é uma erva benéfica para a saúde pois é rica em vitaminas e minerais. Nas aplicações culinárias, pode utilizar a folha de salsa misturada com saladas, maionese e molhos clássicos. Se cortar as mesmas folhas de uma forma mais fina, pode também utilizar a salsa para polvilhar sanduíches, pratos com ovos, sopas de hortaliças, peixes e batatas cozidas.


Segurelha As folhas, de sabor semelhante ao tomilho, mas mais picantes, são apreciadas na cozinha como condimento. Frango, carne, arroz, ovos e legumes, favas de feijão branco, marinadas e molhos.

Tomilho Normalmente esta erva pode ser aplicada em marinadas, recheios, molhos e sopas, embora de uma forma moderada, já que possui um cheiro muito intenso. Recomenda-se a sua utilização em pratos que são cozinhados lentamente em vinho, como por exemplo em pratos de aves, mariscos e caça. Pode adicionar o tomilho ao frango, peixe, hortaliças quentes bem como em saladas de frutos.

Comentários

Mensagens populares