Doce de Abóbora

Ainda a propósito de Abóboras, decidi, por estes dias, fazer Doce de Abóbora, já referido neste post.

Depois que casei … pareceu-me de “bom tom” (ehehehe) comportar-me como uma DONA DE CASA (uiui), então tenho feito todos os anos, a partir desta época, Doces e Compotas.

O que mais gosto de fazer e que faz parte da minha vida, é o doce de abóbora, que já a minha avó fazia e a minha mãe também.

É realmente o doce da minha eleição e lá em casa, o maridão agradece e delicia-se com os docinhos de fruta caseiros.

Este ano só fiz de pêra e como me tinham oferecido uma abóbora, vai de fazer o docinho predilecto.

Não tirei fotos, mas aqui vai a receita.

Ingredientes:

  • 4 Kgs de abóbora
  • 1,7 Kgs de açúcar (nunca ponho metade do açúcar,”roubo” sempre um bocado)
  • 2/3 paus de canela
  • 1 laranja, descascada e cortada em pedaços.
  • amêndoa em palitos

Modo de Confecção:

No dia anterior descasco a abóbora e corto-a em pedaços pequenos, peso e junto o açúcar. Fica num recipiente, de um dia para o outro a “marinar”.

No dia seguinte ponho numa panela e em lume brando vai cozendo lentamente durante 3/4 horas (depende da quantidade).

Não esquecer de se mexer várias vezes ao logo da cozedura cuja frequência vai aumentando, consoante o doce for ficando mais apurado (cuidado com os salpicos). Quando estiver quase pronto adicionam-se as amêndoas e envolvem-se bem (de realçar cuidado com os salpicos).

Passo os frascos por água a ferver e ainda em quente acondiciono o doce nos frascos, que fecho e viro ao contrário. Depois de frios ponho-os no congelador.

Utilizo esta técnica de congelar os doces, porque não me preocupo se ganham bolor e não noto qualquer alteração de sabor ao doce inicial.

Sugestão: Doce de Abóbora acompanhado com requeijão.

DSCN9538

A foto tirei daqui.

Comentários

  1. Gosto muito de doce de abóbora com requeijão! Podia fazer uma refeição só com isso!

    ResponderEliminar
  2. Olá!!
    Obrigada pela visitinha. E adorei visitar você. Teu cantinho é muito legal. Repleto de criatividade. Parabéns!!
    Grande abraço
    Fe

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Fe! Também gostei de visitar o seu "espaço" Abraço para você!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares